O câncer de boca é um tumor maligno que pode afetar diferentes partes da cavidade oral, incluindo os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região sob a língua. No Brasil, estima-se que milhares de novos casos sejam diagnosticados anualmente, sendo mais comum em homens, mas também ocorrendo em mulheres.
O tipo mais frequente desse câncer é o carcinoma de células escamosas, que se origina no revestimento da boca. Ele pode ser identificado ainda na fase inicial (in situ), quando está restrito à superfície, ou em estágio mais avançado, quando já invadiu tecidos profundos.
Algumas condições podem aumentar as chances de desenvolver a doença:
Manter hábitos saudáveis, como uma boa higiene bucal e evitar tabaco e álcool, pode reduzir significativamente o risco desse tipo de câncer.
Os sintomas do câncer de boca podem ser confundidos com problemas bucais benignos. Por isso, qualquer alteração persistente deve ser avaliada por um médico ou dentista.
Os sinais de alerta incluem:
A identificação precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.
O primeiro passo para o diagnóstico é o exame clínico, mas a confirmação é feita por biópsia, na qual uma amostra do tecido é analisada para verificar a presença de células malignas.
Outros exames podem ser necessários para avaliar a extensão da doença, como:
O tratamento é definido conforme o estágio da doença e a localização do tumor. As principais abordagens incluem:
A remoção do tumor é o tratamento mais indicado na maioria dos casos. Dependendo da localização e do tamanho, a cirurgia pode envolver:
Cada paciente recebe um tratamento individualizado, considerando suas necessidades específicas e o impacto na qualidade de vida.
A prevenção está diretamente ligada à eliminação dos fatores de risco. Para reduzir as chances da doença, recomenda-se:
Mande um e-mail
atendimento@medclinica.com.br
Entre em contato
(21) 2742 – 6454